Aprendendo crochê parte II

Correntinha da Volta
Ao fazer modelos de crochê, você encontrará nas receitas, freqüentemente uma instrução " l corr, volte", ou "3 corr, volte". Isto algumas vezes acontecerá no fim de uma carreira, porém refere-se aos pontos que vão formar o começo da carreira seguinte. As carreiras de crochê variam de altura e estas correntinhas para voltar, possibilitam a crocheteira a começar a carreira seguinte com a agulha posicionada na altura correta.
Arrematando
No fim das receitas, as instruções serão dadas para arrematar. Para fazer isto, corte o fio cerca de 5 a 8 cm do trabalho, puxe a ponta solta através da laçada restante na agulha e puxe o fio firmemente. Esconda ou cirza as pontas pelo avesso nas costas do trabalho cuidadosamente.

Iniciando
Antes devemos saber como segurar a agulha e manusear o fio. Em crochê ambas as mãos são usadas, com a direita - ou a mão com que se trabalha - fazendo a maior parte do trabalho. A outra mão segura o fio e controla a tensão do ponto.

Segurando a agulha
A agulha pode ser presa por baixo da mão como mostra a foto 1, ou nos dedos, como mostra a foto 2. Experimente ambos os modos para descobrir que método é mais confortável para você. Note que nas fotos o gancho fica virado para baixo.

Segurando o fio - A mão esquerda (ou a direita) controla o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a foto 3 e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto, ao redor do 5º dedo, entre o 4º e o 3º, e por cima do indicador. Nós sugerimos que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio.

Canhotos
Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochê em sua mão direita, particularmente se estão acostumadas a usar facas ou garfos naquela mão. Se você usar sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando este livrete junto a um espelho.

Fazendo um Nó Corrediço
Todo crochê se inicia com uma correntinha seja ele redondo ou quadrado.
Para começar o crochê você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é usado direto do novelo.
Segure a linha entre os dedos como mostra a figura 1
Passe alinha pelo dedo indicador. Figura 2
Passe pelo dedão como mostra a figura 3 e coloque a linha para baixo segurando com os dois últimos dedos.
Introduza a agulha de baixo para cima como mostra a figura 4 .

Puxe a agulha de forma que esta estique fazendo com que a argola fique maior e introduza na outra extremidade como mostra a figura 5
Puxe a linha de forma com que ela passe por dentro da argola que você formou. Veja figura 6

Retire o dedão de puxe a linha para que esta argola fique apertada como na figura 7
Ela vai ficar como na figura 8


*Obs. Esse e o inicio do crochê todo crochê seja ele qual for tunisiano, Irlandês, Escocês, o de dedo vão começar desta forma.
Agora vamos a nossa primeira correntinha .
Eu seguro a linha assim como mostra a figura mas você pode segurar como achar melhor e mais confortável a vários jeitos de segurar a linha .

Introduza a agulha por baixo da linha fazendo uma volta na agulha como mostra a figura 11 abaixo.
E puxe fazendo com que passe dentro da argola figura 11.


Ela vai ficar assim como mostra a figura 13. Repita esta operação ate chegar a quantidade de correntinhas desejada.
Para que você possa treinar todos os pontos básicos vamos fazer 20 correntinha lembre-se cada argolinha corresponde a 1 correntinha.























Comentários